Pode não acreditar, mas finalmente chegaram para a maioria das pessoas as tão desejadas férias de verão. São de facto necessárias, porque o organismo e o nosso estado anímico sofrem bastante desgaste devido aos horários, tensões, rotinas e desafios que se suportam como parte da atividade diária.
Neste texto traremos à consideração uma série de recomendações, em jeito de conselhos, para que o período de descanso não nos apanhe desprevenidos e possa desfrutar desde o primeiro momento.
- Delegue as tarefas pendentes: O primeiro passo para relaxar o corpo é esvaziar a mente de todo o tipo de listas de tarefas e temas pendentes que arquiva inconscientemente. Recorde: não é imprescindível, está rodeado de colegas e equipas qualificadas… ou com vontade de assumir responsabilidades e que assim vão poder crescer. Um passo imprescindível é delegar tarefas, mas faça-o de verdade.
- Selecione dois bons livros: Comece assim por alimentar uma parte fundamental que nos define: a mente. E a mente alimenta a alma. Além disso, a leitura tem efeitos saudáveis no organismo quase de imediato: trava o nervosismo, reduz consideravelmente a hiperatividade e relaxa os músculos, entre outros.
- Jogue!: Sabia que com os jogos também está a exercitar a mente e a alma? Jogos de tabuleiro, puzzles, sudokus, jogos cooperativos, palavras cruzadas. Sendo um jogo social ou solitário, o divertimento é parte fundamental do ser humano e gera bem-estar.
- Relações sociais saudáveis e ativas contribuem para a diminuição do stress e, consequentemente, melhoram a sua saúde mental. Estar com os seus amigos, assistir a uma conferência na sua cidade ou realizar atividades com pessoas com quem partilhe interesses fará com que esteja sempre estimulado intelectualmente.
- Faça exercício: Se possível na natureza. Deixamos algumas dicas sobre excelentes atividades desportivas que pode praticar ao ar livre, no verão: ciclismo, nadar no mar, vela, surf, windsurf, caminhadas, escalada, asa-delta, corrida, etc. A prática desportiva vai fazer com que se sinta muito bem, reduz a depressão e a ansiedade ao produzir endorfinas, permitindo esvaziar a mente e recarregar as baterias.
- Escolha um desafio de aprendizagem: Uma das melhores formas de manter a mente ativa é colocar o desafio de aprender algo de novo. Colocar perguntas e tentar resolvê-las, desenvolver a criatividade com alguma atividade manual, aprender a tocar um instrumento, dedique-se àquela paixão que sempre quis, como a cozinha, pintura ou fotografia.
- Seja voluntário!: Procure colaborar com alguma associação ou ONG…as opções são infinitas! Apenas tem de descobrir aquilo que desperta mais a sua atenção e colocar mãos à obra. Já é sabido, mas pratica-se pouco: deixar de lado a sua atividade e problemas e concentrar-se em problemas de outros é o que mais o liberta de si próprio. Os benefícios são imediatos e duradouros.
E você que conselhos deixaria para desfrutar destas semanas de descanso que tem pela frente?
Escreva um comentário
O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.