null Viena, capital da música e do Natal

Viena, capital da música e do Natal

Estamos num dos mais belos momentos do ano, em que as paisagens frias e repletas de neve habituais destes meses, misturam-se com as luzes e decorações típicas do Natal. E um dos expoentes máximos desses motivos natalícios e desta época do ano é a capital da Áustria, Viena.

Localizada na Europa Central, nas margens do rio Danúbio e na extensão leste dos Alpes, quando se pensa em Natal, quase automaticamente relaciona-se com o Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena que alcançou fama internacional e que, ano após ano, é transmitido na televisão para uma audiência de, aproximadamente, mil milhões de pessoas em 54 países.

A capital que viu reinar a imperatriz consorte da Áustria, Isabel de Baviera, mais conhecida como Sissi, tem percursos muito cómodos de percorrer. Na verdade, o ideal é passear para conhecer as suas lojas – desde as mais pequenas até às ruas Kärntnerstrabe, Graben e Kohlmarkt, três das mais comerciais –, ruas e os diferentes monumentos de visita obrigatória.

O Palácio de Hofburg, que foi a residência da família dos Habsburgo durante mais de 600 anos, é o maior da cidade e é atualmente a residência oficial do presidente da República da Áustria. Durante a sua visita, pode visitar o Museu Sissi, conhecer a vida intensa da imperatriz e os locais onde viveu com o imperador Francisco José I.

Perto do Palácio encontra a Biblioteca Nacional, uma das mais bonitas do mundo. Da mesma forma, tem que ir à Catedral de Santo Estêvão (onde todos os anos é montada uma imponente árvore de Natal), que é o símbolo religioso mais importante de Viena e cuja agulha gótica mede 137 metros. Tem igualmente um maravilhoso púlpito gótico do século XVI e não pode sair desta catedral sem subir ao miradouro da referida agulha (steffi) para desfrutar de uma vista incrível da cidade e dos 250.000 azulejos do telhado da catedral. Próxima deste templo está a famosa Ópera de Viena, um edifício emblemático, centro nevrálgico da vida musical vienense e ponto de atração do mundo musical.

Natal vienense

Mas para além dos edifícios históricos, Viena oferece nesta época do ano um incentivo extra aos viajantes relativamente a outras estações do ano. E é a forma de viver o Natal na capital austríaca, tão intensa que não deixa ninguém indiferente. O espírito natalício inunda as suas ruas e pessoas, com os mercados e o aroma típico destas datas e do ponche quente.

Desde meados de novembro que nas suas ruas estão os conhecidos mercados de Natal (Christkindlmärke), onde é possível comprar objetos de decoração (enfeites para a árvore, velas, elementos tradicionais como São Nicolau, presépios…). Existem mais de 20 mercados em toda a cidade, iluminados e dando vida a uma infinidade de praças, ruas e vielas.

Destaque para o que está localizado na Câmara Municipal, conhecido como Sonho de Natal, no qual a iluminação é visualmente surpreendente. Milhares de lâmpadas, com formas diferentes (corações, renas…) decoram as fachadas, janelas e as árvores da praça, fazendo deste um dos mercados natalícios mais bonitos da Europa.

Além disso, os entusiastas de música não devem esquecer-se que a catedral e algumas das igrejas mais representativas do centro histórico de Viena, ideais pelo seu ambiente e acústica, tornam-se o palco de concertos de órgão e de música clássica. Assim como aqueles que surgem nas ruas mais turísticas de Viena.

Três conselhos para desfrutar ao máximo de Viena

  • É necessário informar-se dos horários dos monumentos que deseja visitar, já que nesta cidade alguns fecham cedo e é possível não conhecer e ver locais fundamentais pela sua beleza e pela sua importância histórica.
  • Existem duas óperas em Viena: a do Estado, de arquitetura impressionante e onde acontece o concerto de Ano Novo, e a da cidade, Theater an der Wien, onde é mais fácil conseguir comprar bilhetes e assistir a espetáculos diferentes.

Embora os restaurantes fechem cedo, muitos adaptaram os seus horários aos turistas. Mas ainda assim, tem de ter em conta as horas ao planear o horário das refeições. E, fundamental, experimentar o típico bolo Sacher, num dos seus luxuosos cafés.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.