null Com que regularidade deve uma criança fazer desporto segundo a sua idade?

Com que regularidade deve uma criança fazer desporto segundo a sua idade?

As horas que uma criança passa na escola, em aulas extracurriculares, a fazer os trabalhos de casa, a ver televisão… Ao fim do dia, os adultos não são os únicos que passam demasiado tempo sentados, e fomentar o desporto e a atividade física entre os mais pequenos é vital para a prevenção de doenças crónicas no futuro. Sabe com que regularidade deve uma criança fazer desporto segundo a sua idade?

A atividade física, tal como os bons hábitos alimentares, são dos fatores essenciais para evitar problemas de excesso de peso na população infantil, um grupo cujas estatísticas se revelam cada vez mais alarmantes. Segundo a OMS, em 2016 mais de 240 milhões de crianças entre os quatro e os dezanove anos sofria de excesso de peso ou obesidade. Em Portugal, apesar de o cenário ter vindo a melhorar nos últimos dez anos, 29,6% das crianças ainda tinha excesso de peso em 2019.

A obesidade infantil e as doenças crónicas e cardiovasculares que podem surgir como consequência dela são problemas que podem ser revertidos mediante uma alimentação correta e a prevenção do sedentarismo.

Período pré-escolar

O período pré-escolar, ou seja, o período dos três aos cinco e seis anos de idade, é fundamental para estabelecer hábitos desportivos que se prolonguem no tempo. Segundo as recomendações de exercício físico da Direção Geral de Saúde, as crianças devem dedicar, pelo menos, 60 minutos diários à prática desportiva, fomentando atividades e jogos que ajudem a desenvolver habilidades motoras fundamentais, como correr, saltar, subir, dançar, lançar ou nadar, em diferentes cenários, como em parques, na piscina ou em casa. O tempo que as crianças passam sentadas ou sujeitas a uma cadeira ou carrinhos, deve ser inferior a uma hora seguida, e o tempo diante de ecrãs ou dispositivos eletrónicos deveria limitar-se a menos de uma hora diária.

Período escolar e adolescência

Segundo a OMS, as crianças dos cinco aos doze anos, ou seja, as que estão no período escolar dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, assim como jovens e adolescentes entre os doze e os dezassete anos, devem fazer, no mínimo, uma hora de prática desportiva moderada ou intensa por dia. Nesta etapa, também se devem fomentar atividades físicas que reforcem e fortaleçam os músculos e os ossos, pelo menos 3 dias por semana, assim como exercício aeróbico, uma vez que implica o uso dos músculos grandes. Alguns desportos que podem servir como exemplo para este período são:

  • Atletismo.
  • Basquete.
  • Futebol.
  • Taekwondo, Judo ou Karaté.
  • Natação.
  • Ginástica rítmica ou dança.
  • Ciclismo.
  • Ténis.

Adicionalmente, recomenda-se a realização de atividades ao ar livre, fomentar o desporto ativo e limitar o uso de ecrãs e dispositivos a uma hora diária. Não deve esquecer o facto de deixar nas mãos das crianças e jovens a escolha dos desportos a realizar, assim como encontrar um equilíbrio entre o lazer, as aulas extracurriculares e a atividade desportiva para prevenir o stress infantil.

A pirâmide da atividade física

Para ensinar às crianças e jovens a necessidade de se movimentarem e de evitar o sedentarismo, deve recordar que a atividade física não implica expressamente a prática de um desporto em concreto, uma vez que ao longo do dia as crianças realizam diferentes movimentos, como subir escadas, caminhar, correr, jogar no pátio…

 

A pirâmide da atividade física oferecida pelo Educajunior é sem dúvida um exemplo ilustrativo perfeito que podemos ensinar aos mais pequenos. Tal como nas pirâmides dos alimentos, a pirâmide da atividade física mostra-nos a importância do movimento e de realizar atividades desportivas, assim como a frequência semanal e recomendações de cada ação.

Escreva um comentário

O seu comentário será analisado pelos nossos editores antes de ser publicado. O seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Este campo é obrigatório.