O Dia da Família é uma data celebrada internacionalmente desde 1994, a cada dia 15 de maio, e tem como objetivo melhorar o papel desempenhado pelas famílias e as políticas que se aplicam a elas, na promoção da educação e da coexistência de todos os seus membros.
Os estilos de vida da sociedade e o modo de ver o mundo mudaram e, com ele, mudou também o modo como as famílias são criadas. As atividades diárias frenéticas e o crescente uso de tecnologias parecem ter deixado para segundo plano o papel desempenhado pelas famílias, bem como a importância e o impacto que elas têm para os seus membros.
De acordo com as Nações Unidas, "a família constitui a unidade básica da sociedade" e devemos apostar na consciencialização sobre as questões sociais, económicas e demográficas que afetam as famílias.
Algumas das características mais importantes das famílias:
- Elas são a base da socialização das pessoas. Seja nos primeiros anos de vida ou em idades mais avançadas, as famílias são a chave para o desenvolvimento social e pessoal dos indivíduos, aprendendo e melhorando as suas capacidades para viver em sociedade.
- Elas são a principal fonte de educação e transmissão de ideais e/ou valores, como humildade, amizade, autoestima e gratidão... valores transcendentais que ajudam a constituição da personalidade das pessoas e o desenvolvimento positivo da população.
- Representam a principal rede de apoio emocional que temos nas nossas vidas, atuando como uma referência primária em que podemos encontrar compreensão, empatia e apoio moral e social.
Como mencionamos anteriormente, as formas de construir uma família mudaram em relação às estruturas clássicas, evoluindo ao nível da tolerância, da liberdade e da igualdade, como, por exemplo:
- Famílias monoparentais - quando apenas uma pessoa se encarrega da unidade familiar.
- Famílias homoparentais - compostas por dois pais ou duas mães.
- Famílias sem filhos – com o núcleo familiar composto simplesmente por um casal
- Famílias compostas, etc.
Sem dúvida que os nossos relacionamentos e os laços familiares devem ser cuidados, reiterados e reconhecidos diariamente. No entanto, o Dia Internacional da Família é uma ocasião excecional para as famílias abordarem as suas deficiências, reconhecerem e demonstrarem a sua fraternidade e pensarem nas formas de prosperar nos relacionamentos familiares.
Escribe un comentario
Tu comentario será revisado por nuestros editores antes de ser publicado. Tu email nunca será publicado.